quinta-feira, 1 de maio de 2014

Zíper na boca

Oi, tudo bem?

Eu sempre fui magrinha, magrinha mesmo de dar dó. Mammy sempre me acompanhou nas loucuras das dietas para engordar, comprava potes de Sustagen para tomar, fazia vitaminas bem reforçadas, caprichava nos doces e tortas. E nada. A filhota nunca ganhava uma grama sequer.

Na escola, sempre tive todos os apelidos de magrela possíveis; tinham amigos que até brincavam que eu não me molhava na chuva porque "cai um pingo aqui e um pingo aqui e ela fica no meio" ... sem graça.

Mas eu fui crescendo. E, bem devagarzinho - devagarzinho mesmo, à passos de tartaruga com câimbra - eu comecei a ganhar uns quilinhos aqui e ali. E sempre fui muito feliz com meu corpo, sempre fui bem desencanada com balança, caloria, exercício, academia.

Mas o garoto chegou, as saídas para jantar fora aumentaram (e muito) e os trinta-e-alguns anos também chegaram, contribuindo para o meu querido metabolismo ficar mais lento e as gordurinhas começarem a se instalar no meu corpinho.

Fato é que estou me sentindo meio flácida, um pouco gor.. ops, fofa e resolvi ir atrás de me cuidar melhor. Antes que a barriguinha que já virou pochete vire uma mochila! Comecei a academia - e confesso que já parei porque não consegui mandar a vibe de encarar esteira todo santo dia - e estou mantendo o ritmo da caminhada diária. 

E, na última semana, fui atrás de uma nutricionista. Sim, porque eu já tinha ido atrás de uma há um tempo atrás mas era uma antiga colega de escola da qual não tenho boas lembranças.

Então, recomeçamos com essa aí.

A nova-doutora é mais velha e até meio fofinha também mas eu achei o conceito dela de alimentação muito mais legal. Ela ficou conversando comigo quase uma hora e perguntou absolutamente todos os meus hábitos. E minhas suspeitas estavam certas: meu problema está nas beliscadas no trabalho e nas saídas com o garoto.

Ela não me proibiu de comer nada, graças a Deus. Aliás, me proibiu de me pesar em balança de farmácia para não ficar ansiosa rsrsrs. Só pediu para eu reduzir certas quantidades, adequar melhor meus horários para ocupar o estômago e caprichar na quantidade de água, verdura e frutas. Nada de alimentos light, diet, integral porque são caros e sem gosto, segundo ela. Adorei! 

E adivinha? Logo eu que sempre achei que tomava água o suficiente, descobri que não tomo nem um litro por dia! Comecei a contar as garrafinhas de água que eu encho no trabalho e, principalmente agora no inverno, está um pouco difícil descer tanta água mas vamos lá.

Para quem tiver interesse, olha como ela me passou a reeducação alimentar:

Café da manhã:
200 ml de leite
1 pão francês sem miolo ou 2 fatias de pão de forma ou 2 colheres (sopa) sucrilhos

Almoço:
Salada à vontade
4 colheres (sopa) arroz
1 concha feijão
Mistura - a quantidade que couber na mão
1/2 copo de suco

Lanche da tarde:
Fruta ou iogurte ou barra de cereal

Jantar
O mesmo do almoço ou lanche natural 

Lanche da noite:
Fruta ou iogurte ou barra de cereal

Ceia:
1 copo de leite

E aí, gostaram?

2 comentários:

J.F. disse...

Oi, Nana.
É mais ou menos o que pratico por conta própria e a longo prazo. Por conta própria porque uma nutricionista iria querer ver meu esqueleto em apenas dois ou três meses e isso não iria adiantar nada. Já fiz isso e voltei ao antigo peso em pouco tempo. Perdi 18 Kg nestes dois últimos anos, eliminando os picnics das madrugadas em frente ao computador, nas viagens não levando mais aqueles montes de salgadinhos para ir comendo enquanto dirijo, diminui as quantidades de alimentos nas refeições, faço um leve lanche no meio da manhã e no meio da tarde, o forte das refeições passou a ser composto de verduras e legumes, embora não tenha aberto mão de carnes e massas (só que em quantidades menores). E muitas frutas. É incrível como a perda de peso nos faz sentir diferentes e dispostos.
Abração.

Karina disse...

Oi Nana! Eu não emagreço porque sou desencanada com o corpo dai nem esquento se estou ou não engordando, mas por conta da saúde, estou ficando mais em cima agora. Chegou os trinta e unnnnnsssssss melhor levar a vida um pouco mais a sério... rs.

A 2 anos atrás fiz um acompanhamento com nutricionista e era muito parecido com o seu, porém na janta, como como muito tarde da noite as quantidades diminuiam mais ainda. Porém eu tinha 2 lanches na tarde :) O único porém é que ela gostava de indicar aqueles produtos sem gosto. Alguns até que ia, mas tem coisas que não dava para engolir...rs

Estou pensando em voltar para reduzir uns 5 quilos... assim saio do sobrepeso e fico no peso normal.

Beijos