quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Escrita Terapêutica 02

Oi tudo bem?

Criei coragem. Pedi ajuda.

Depois de uma vida de altos e baixos – e dos últimos 4 anos terem sidos mais baixos do que altos – uma lanterna de alerta acendeu e eu vi que precisava de ajuda.

Dias desses, em uma dessas crises doidas de choro-por-causa-de-qualquer-coisa, me tranquei no banheiro e sentei no chão largada. Chorei, chorei como se não houvesse amanhã. E, de repente, olhando pra cima, vi a gilette dando sopa no copo da pia do banheiro. A breve ideia do “até que não seria uma má ideia!” me tomou de salto. Quem é essa pessoa? Quem pode pensar um negócio desses? Isso que dá ter assistido 13 reasons why na 1ª versão do Netlix (entendedores entenderão). Levantei, lavei o rosto e me toquei que precisava de ajuda.

Óbvio que o meu plano de saúde não teria opções disponíveis: na minha cidade, só 2 psiquiatras que são conhecidos por doparem os pacientes. Na região, ninguém que eu tivesse alguma indicação. Então, depois de procurar tanto sobre o assunto na internet, o Espírito Santo usou o algoritmo do Instagram para me mandar o anúncio de uma psiquiatra na minha cidade, @drafrancinematos.

Marquei a consulta no particular mesmo – e lá se vai mais um pouquinho da minha poupança – e passei uma semana ensaiando o que dizer na consulta: fiz até uma lista dos sintomas para não esquecer nada (Afinal, não é todo dia que você paga uma consulta particular, né?!)

Na noite anterior, mal dormi: sonhei que o consultório estava em reforma e ela atendia na sala dela; que não tinha banheiro e eu estava apertada na hora da consulta e que eu nem conseguia falar com a médica porque ela estava atendendo outro paciente junto.

A secretária me ligou – na vida real – pedindo para eu ir um pouco antes que tinha liberado um horário. Imagina uma pilha dirigindo um Palio? Era eu. Cheguei lá com falta de ar, suando frio e segurando o choro, ainda bem que só tinha eu na sala de espera.

A médica foi um doce – conversou, explicou, me acalmou e só faltou perguntar a cor da calcinha de mammy no dia em que eu nasci. Depois de quase 1h20 de consulta, o veredito: Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG – jura? Nem tinha percebido hahaha rindo-de-nervoso) e um quadro leve de Depressão Ansiosa. Segundo ela, é muito comum pessoas com ansiedade “destratadas” desenvolverem quadros depressivos como forma de “acalmar” o corpo.


O diagnóstico me tirou o chão: a palavrinha Depressão já remete automaticamente à alguém que se matou, alguém que vive trancado no quarto escuro, dormindo e chorando. E nem sempre eu sou assim: só de-vez-em-quando.

Então, seguiremos o protocolo remédio+terapia+hábitos-de-vida para colocar o Tico e o Teco no lugar.

Oremos.

 

 


5 comentários:

Helaina Carvalho disse...

Oi Nana, fico feliz por você estar no caminho da cura. É longo, mas vale à pena. Que Deus te ajude nessa caminhada. Eu tentei uma terapia presencial uns anos atrás, mas não dei sorte com a pessoa escolhida (mesmo com recomendação). Acabei procurando ajuda pela internet e o Espírito Santo também tem colocado ótimas pessoas no meu caminho que tem me ajudado nesse processo.

Estarei orando e torcendo por você, assim como voltando aqui no blog! Não deixe de escrever. Eu faço isso em dois, o Mente Hipercriativa, que você já conhece e o Universo Invisível, com textos ficcionais (ou nem tanto) para desabafar um pouco e organizar o pensamento. Ou apenas "viver" o que nunca vivi. Fica o convite para você conhecer. Os links estarão no final do comentário.

Até breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com
https://universo-invisivel.blogspot.com

Tayane Ribeiro disse...

Que bom que você procurou ajuda, esse é o principal passo e o mais difícil também. A gente sabe o quanto é complicado achar um médico bom e que passe segurança par o tratamento, mas saiba que logo você se sentirá melhor.
Beijos
https://www.dearlytay.com.br/

Isa Sá disse...

Rápidas melhoras!
Isabel Sá
Brilhos da Moda

Vanessa disse...

Oi.
Fiquei muito feliz por ter procurado ajuds e encontrado uma boa profissional. Agora é continuar o processo e ver como tudo vai melhorando bem aos pouquinhos.


http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

Calu Barros disse...

Oi Nana,
apesar de tudo, ainda tens do que se animar, pois vc despertou para suas necessidades e procurou ajuda profissional. Isso é muito bom.
Logo, logo, vc estará refeita e desfrutando de saúde completa.

Tudo de bom pra vc.
Bjsss,
Calu