terça-feira, 20 de junho de 2023

Escrita terapêutica 01

Escrita terapêutica, né?!

Então, se isso aqui fosse uma consulta com um psiquiatra ou psicólogo, por onde eu iria começar?

Meu nome é Ana e estou aqui pedindo ajuda porque eu acho que tenho ansiedade. Ou depressão. Ou só falta de louça para lavar mesmo. Não sei o que eu tenho.

Sempre fui nervosa, ansiosa, estressada, impaciente. Mas, nos últimos 4 anos, as coisas têm piorado e muito.

Vim aqui porque conta dos últimos episódios que tenho tido: pesadelos – ou acho que até dá para chamar de alucinações – tão vívidas que parecem reais. Eu “acordo” no meio da noite e sempre acho que tem algum bicho no quarto (aranha, rato, cobra...) e, imediatamente, eu pulo da cama e começo a gritar e pedir socorro. Nunca é nada muito escandaloso do tipo “aaaaahhhhhh, socorrooooooooo” mas eu acabo acordando meu marido que, pacientemente, fica do meu lado até eu “acordar”.

O mais maluco é que eu sei que estou sonhando, sei que aquilo não é real, mas não consigo reagir até ele acender a luz. Parece que a claridade me traz a consciência de que eu tô surtando e aí vem a sensação de sou uma completa idiota, doente, problemática, com algum transtorno que vai terminar me levando parar no hospício, sem reconhecer ninguém.

Além desse problema que vem me atingindo toda a semana – às vezes mais de 1 vez na semana – eu sei que não tenho sono muito regular, me estresso muuuito fácil (sou daquelas que vivo xingando no trânsito e metendo a mão na buzina), sofro por antecipação (e refaço a mesma cena dezenas de vezes na cabeça, com todos os cenários possíveis), tenho crises de choro por motivos fúteis (tipo, não consegui fazer a faxina da semana e minha casa vai ficar uma zona no final de semana. O que vão pensar de mim? (mesmo que ninguém venha na minha casa)).

Sou extremamente solitária, não tenho amigos, não tenho vida social, só convivo com o pessoal do trabalho, meu marido e meus pais. E às vezes me dói isso porque vejo as pessoas que já foram próximas curtindo a vida nas redes sociais e eu trancada dentro de casa. Mas, também, quando me chamam para sair, eu sempre arrumo uma desculpa com a preguiça de ter que me socializar.

Sinto falta de quem eu era. Acho que comecei a ficar assim depois que me casei. Assumi muito as responsabilidades de “ser-a-dona-de-casa-e-esposa-e-profissional-perfeita” e acabei por enterrar a pessoa que eu era antes. Ou isso é só coisa da minha cabeça, porque não mudei nada e fica mais fácil achar que eu era diferente antes.

Toda vez que começo a falar muito sobre isso me canso. Dá uma vontade de jogar tudo pro alto e apertar o botão do F*. Por que preciso problematizar tanto? Pra quê tanto drama? Por que eu não posso ser leve? Queria que meu cérebro tivesse um botão de RESET para eu zerar todas as memórias, dores e traumas e recomeçar sem amarras.

Será que é possível?

 

 

3 comentários:

Lucinalva disse...

Bom dia, Nana
Obrigada pela visita, "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações". Salmo 46:1. Que o Senhor te fortaleça sempre, Ele é o nosso fiel Amigo, vamos orar pela tua vida. É importante também procurar ajuda psicológica, ter tempo para se divertir com os familiares e amigos faz um bem enorme, descobrir o teu hobby favorito vai te ajudar muito, um forte abraço.

Angelo Repetto disse...

Oi, Nana!!! Consegui me enxergar em vários pontos da sua narrativa, portanto entendo razoavelmente o que vc está sentindo. Estarei incluindo seu nome nas minhas orações, e com a graça de Deus, Ele há de aliviar suas angustias e te dar mais leveza à vida. Deixo um textinho de Ellen White pra vc: "Seja qual for nossa situação, se somos cumpridores de Sua Palavra, temos um Guia a nos dirigir o caminho; seja qual for nossa perplexidade, temos um seguro Conselheiro; seja qual for nossa tristeza, perda ou solidão, possuímos um Amigo cheio de compassivo interesse" (CBV, 248). Que Deus te abençoe muito. Abraço fraterno!

Simplicidade e Harmonia disse...

Nana,

"Sinto falta de quem eu era."
Eu sei como é isso. Muitas de suas palavras parece até que fui eu que escrevi.

Tenho procurado me conhecer melhor, meus valores, virtudes, o que é importante para mim. Acho que dessa forma, a gente acaba se entendendo melhor e também se cuidando melhor.

Tenho feito cursos relacionados ao autoconhecimento e ao propósito de vida. Eles tem me ajudado bastante.

Têm dois na plataforma Enap que me ajudaram.

`Propósito e qualidade de vida

`Autoconhecimento e motivação

Gostei muito desse vídeo também. Ele tem um exercício prático que está me ajudando muito.
YouTuve - CONSCIÊNCIA: O que é e como desenvolvê-la - Manuela Bittar da Nova Acrópole Brasil

Acima de tudo, penso que orar, como os colegas acima disseram. A oração traz conforto.
E na leitura da Bíblia, você pode encontrar insights que você não havia notado antes.

No mundo atual tão estranho e insano, de alguma forma, todos estamos tentando nos encontrar.
Qual é o seu lugar no mundo?
Acho que uma das melhores maneiras de descobrir isso é orando. E procurando o que te faz bem de verdade. O que faz sentido para você.
Quais são seus valores?
Acho que é por esse caminho que a gente volta a se encontrar.

Abraços,
Simplicidade e Harmonia