quinta-feira, 28 de maio de 2015

O que não é o amor

Oi, tudo bem?

Esse post é referente à atividade do tema do mês do grupo Projeto Escrita Criativa, do Facebook.

O que não é o amor? Como responder essa pergunta? Acho que para começarmos a responder, precisamos entender o que é o amor. Mas para entender isso, penso que precisamos nos afastar de todos os conceitos que vemos nos dias de hoje por aí.

Sim, porque hoje em dia, amor é tão banal, corriqueiro, fraco, daqueles que começam e terminam num piscar de olhos.

Para mim, definitivamente não é amor o que vemos nos dias de hoje. Não vejo amor entre família, entre amigos, entre namorados. 

Você aguenta sua família, tolera seus parentes. Você tem amizades que te servem, que te trazem alguma vantagem ou benefício. Você namora para dar uns beijos, uns pegas, postar foto em rede social.

As pessoas banalizaram o verbo amar. As redes sociais estão cheias de “eu te amo”, que na verdade querem dizer “tô a fim”, ou “ele é uma boa oportunidade”, ou ainda “estamos acostumados um com o outro”!

O amor verdadeiro, daquele que eu aprendi na bíblia, está bem raro ultimamente. Na primeira oportunidade, as pessoas descartam pessoas e amam coisas.  E não foi assim que eu aprendi.

Quando você ama, você realmente curte a companhia da sua mãe e do seu pai, mesmo quando eles já estão velhinhos e não falando coisa com coisa. Você se preocupa com aquele amigo que não divide a conta quando vocês saem, que não te dá carona nem te dá nenhum benefício ou vantagem na vida; você liga e vai atrás mesmo que ele seja tão distraído a ponto de não retribuir a atenção, simplesmente porque você ama aquele ser estranho apesar de ele ser completamente inútil na sua vida.

E quando falamos de amor a dois, do tipo casalzinho de filme... bom, aí eu acho que a palavra certa é sustento. Quando o amor se sustenta apesar das brigas, das crises, da convivência, da diarréia, da falta de grana... se sobreviver a tudo isso, é amor.

Com certeza o cara que mais amou no mundo foi Jesus. Um amor leve, sem cobrança, daqueles que você sente lá no fundo, do fundo do fundo do coração. Coisa rara hoje em dia.

Bom, na minha humilde compreensão, isso é amor. O resto... o resto é o que não é amor.

4 comentários:

Soraya Abuchaim disse...

Adorei o seu texto! Foi difícil pensar sobre esse tema, né?
Mas acho que você conseguiu passar o que é amor - e até o que não é.
Beijos

Meu Meio Devaneio

Karina disse...

Oi Nana!

Concordo com você, o amor foi banalizado. Tão fácil falar eu te amo, mas será que realmente ama? o amor é um sentimento tão complexo.

O não é amor, basta saber o que é o amor e você descreveu bem!

Beijos

Mila disse...

Nana,
amei seu texto, concordo com vc sobre o que é o amor, hoje é tudo tão banal. Eu ri com a diarreia mas é a mais pura verdade.
ah, respondi sua tag, desculpa a demora!
Bjs

http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Muito interessante seu texto.
Realmente hoje o amor é algo banal..
Geralmente alguém "ama" alguém por algum interesse..
Aquele amor ao próximo não existe mais.
ERu descobri de fato o que é o amor, descobri ao saber da minha gravidez, quando ouvi o choro pela primeira vez da minha filha, quando a ouço dizer "mamãe". Meu coração pula de alegria, minha vontade é de ficar abraçada o dia inteiro. Não sei explicar esse sentimento tão lindo. Apenas o sinto crescer a cada dia da minha vida.
MakeeandoGrupo no facebook - ParticipeFan PageInstagramYouTube