sábado, 30 de março de 2019

O fim de uma era

Oi , tudo bem?

Não, esse post não é sobre o fim do blog. Apesar de não atualizar mais com tanta frequência, continuo voltando aqui vez ou outra para registrar alguma coisa que foi marcante.

E ontem eu tive uma noite marcante.

A última locadora remanescente da minha cidade fechou as portas ontem. Depois de muito tempo tentando continuar aberta apesar da concorrência dos serviços de streaming, Youtube e pirataria na internet, eles entregaram os pontos essa semana e comunicaram o encerramento das atividades.

Durante toda a semana foi feito leilão do acervo, com dvd vendidos a cerca de 5,00 a unidade. Ontem, teve o coquetel de encerramento e eu fui lá com o garoto para garimpar algumas raridades que já tinham sido locadas várias e várias vezes por mim.

Encontrei muita gente "da minha época" - o próprio dono da locadora foi meu monitor de informática na 6ª série da escola e foi naquela época que ele conheceu a esposa dele - lá se vão mais de 20 anos juntos.

Tinha muitos amigos de escola, amigos de infância e gente conhecida lá de "outros carnavais". Ficamos naquele momento saudosista, lembrando da época que saímos da igreja e íamos na locadora pegar um dvd para o final da noite - sempre respeitando a democracia de um sábado ser para os meninos escolherem e na outra semana, a escolha ser das meninas. Hahahaha

Tempo bom que a gente fica contando os dias para lançar o filme mais legal do último verão em VH... DVD (sim, sou da época do VHS também e até de alugar o aparelho de videocassete junto porque é tudo muito caro e de díficil acesso) para poder tirar cópia no NERO e ficar vendo e revendo quando quisesse.

Luxo era comprar VH... DVD original - coisa cara e difícil de achar em uma época que o e-commerce não era tão comum e seguro e a Americanas não tinha vindo para minha cidade ainda.

Bateu uma certa melancolia ontem... pelo tempo que não volta... pelas boas lembranças (e algumas ruins que foram tratadas com sessões intermináveis de filmes com mammy).... por ver que tudo está indo rápido demais, superficial demais.

Até breve!

https://www.facebook.com/feedbackdvdvideo/videos/799496353769007/ 

4 comentários:

0 disse...

Sinto saudades dessa época também. Mas como dizia o poeta "O tempo não pára ".
Desejo-lhe entusiasmo para postar com mais frequência e falar das coisas novas, que também são boas rsrs.
Que a força esteja contigo!

Fernanda Rodrigues disse...

A vida vai se renovando por caminhos que a gente não entende muito bem.
Saudades desses lugares em que as pessoas sabiam dos nossos gostos. Tinha uma banca de jornal perto da escola em que estudei que era assim. Até conselhos amorosos o Tio dava. Depois as revistas e os jornais perderam pra internet e nunca mais soubemos do Tio. Uma pena.

Espero que a humanidade volte a ser humana mesmo sem espaços como esses.

Um beijo,
Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
Algumas Observações
Projeto Escrita Criativa

Gisley Scott disse...

Eu também sinto saudades de tempos como este. Tinha uma locadora perto da minha casa. Era linda. Toda arrumadinha. Os donos eram uns amores. E eu poderia perguntar quando tal filme estaria disponível e eles já reservavam para mim antes de qualquer outro cliente, coisa que Netflix, Hulu, Amazon Prime e diabo a quatro jamais irá oferecer.

Hoje é tudo em nome do " sem precisar sair de casa ". E porque não precisamos mais sair de casa, muitos querem amizades e vínculos duradouros com a mesma premissa, o que é uma tristeza. E daquele tempo só existe saudades. Saudades do atendimento ao cliente. Saudades de ver o povo na rua. Saudades de ter que ir me arrumar para ir buscar o filme. Saudades da espera. Da expectativa. E a tecnologia não tem isso a oferecer. Esse gostinho de quero mais.

Beijos!

www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

Micha Descontrolada disse...

Amava alugar VHS nas 6as. a noite. Esperava meu pai chegar do trabalho pra levar eu e meus irmãos. Alugava 4 e pagava 3 para devolver na 2a. Era bom demais.

Depois veio o DVD. E gravar com nero era realmente tudo de bom. hahaha

Por onde você anda? Espero que esteja bem. saudade.

Beijos