sábado, 16 de abril de 2016

Preto e branco

Oi, tudo bem?

Não sei se você tem a mesma sensação que eu, mas estamos vivendo na era preto ou branco, certo?!

Eu explico. Hoje em dia, não existe meio termo: ou é, ou não é. E quem é odeia quem não é e vice-versa.

Além disso, tudo parece ser demasiadamente em exagero, no limite. Agora, o assunto que pauta as redes sociais é a política: Dilma isso, Dilma aquilo. E aquela sucessão de posts e memes de quem ama a presidenta e de quem odeia a presidente. Por consequência, seguem os posts e memes de quem odeia quem ama a presidente e de quem odeia quem odeia a presidente. O mesmo vale quando se trata de religião, futebol... 

Já falei isso para você algumas vezes mas sempre me pego pensando em excluir minha conta no Facebook. Afinal, não lucro muito com aquilo e dificilmente ele me agrega algum novo conceito, um valor melhor. Ainda não sei porque não fiz isso.

Estou lendo um livro muito interessante e recomendo chamado "Para poder viver": é um relato de uma jovem norte-coreana que conseguiu fugir do seu país. Já tinha tentado ler há um tempo atrás "Fuga do campo 14" que trata praticamente do mesmo tema, só que é na versão masculina. Eu abandonei o segundo título porque é uma leitura extremamente pesada e difícil de digerir por causa dos fatos contados ali: não dá para acreditar que ainda existe aquele tipo de coisa nos dias de hoje.

O livro que estou lendo agora é mais leve, as histórias são pesadas e chocantes mas a escrita é mais tranquila. Mesmo assim, é difícil acreditar que ainda temos um país com esse tipo de política e que ninguém faz nada para salvar as pessoas que estão ali.

Por curiosidade, fui procurar nas redes sociais, algum relato sobre aquele país (no livro, ela conta que eles não tem acesso a páginas da Internet fora do país e a tv e o rádio são controlados pelo governo). Achei mais de uma página de pessoas que defendem aquele regime! Dá para acreditar?! Eles postam fotos lindas - e totalmente photoshopadas, claro - das ruas, monumentos, construções... como se tudo fosse lindo e justo! 

Vi uma foto de um templo cristão e questionei de onde era, uma vez sabemos que o socialimos não apoia a religião por ser "o ópio do povo". Simplesmente me responderam que era uma igreja na capital. Questionei que não sabia que podia ter igreja ali e a resposta veio do jeito que eu esperava: 

 "O Artigo 68 da constituição norte-coreana diz:
"Os cidadãos possuem liberdade à crença religiosa. Este direito é concedido através da aprovação da construção de edifícios de cunho religioso e sessões de cerimônias religiosas.
Ninguém pode usar a religião como pretexto para promover forças estrangeiras ou prejudicar o Estado e a ordem social."

Interessante... A crença religiosa está subordinada à autorização do governo para construção de templos. Por isso, muitos padres e freiras e missionários cristãos são condenados por atividade subversiva no país, uma vez que eles propõe adoração a outro ser que não seja o Grande Líder Presidente.

Por isso que ando tão triste com o preto ou branco que estamos vivendo hoje. As coisas não devem funcionar assim ou daqui pouco estaremos vivendo em um regime totalitarista como a Coréia. Temos que respeitar o outro e sua opinião, mesmo que ela seja diferente da nossa. O mundo não é só preto e branco: como diria EL James, temos vários tons de cinza..bem mais que cinquenta, com certeza.

Um comentário:

Ana Paula disse...

Sabe Fê, já estou quase no final da leitura e fiquei com a sensação que a Coréia é bem similar ao brasil na desigualdade. Claro que, graças a Deus, não vivemos em uma ditadura socialista como eles, mas lá é meio igual aqui: quem mora nos grandes centros tem acesso a tudo, quem mora mais pro interior vive em desigualdade. Se pensarmos na diferença em São Paulo e o interior do nordeste... vamos ver que somos mais parecidos do que pensamos. Infelizmente.