sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Escrita Terapêutica - 12

Oi tudo bem?

Final de ano chegando, hora de olhar para trás e pesar os eventos desse ano tão puxado.

Resolvi compartilhar aqui alguns dos devocionais do ano que mais me ajudaram em momentos díficeis.

São textos extraídos do Pão Diário 


Descongelado

Durante um debate sobre reconciliação, um participante disse: "Não congele as pessoas no tempo". E observou a nossa tendência de lembrar os erros das pessoas, e nunca lhe dar a chance de mudar.

Na vida de Pedro há muitos momentos em que Deus poderia tê-lo "congelado", mas não o fez. Esse discípulo impulsivo "corrigiu" Jesus, recebendo dura repreensão do Senhor em Mt16:2; negou a Cristo em Jo18:15 para mais tarde ser restaurado em Jo21:15. E até colaborou com divisões raciais dentro da igreja. 

Essa questão surgiu quando Pedro se separou dos gentios em Gl2:11, após ter-se associado livremente com eles. Mas chegaram judeus que insistiam na necessidade de circuncisão dos cristãos, e Pedro passou a evitar os gentidos não circuncidados, sinalizando uma volta perigosa à Lei de Moisés. Paulo chamou esse comportamento de "hipocrisia" (Gl2:13).

A questão foi resolvida com a confrontação corajosa de Paulo. Pedro voltou a servir a Deus no belo espírito de unidade que Ele quer para nós. 

Ninguém precisa ficar congelado em seus piores momentos. Na graça de Deus podemos nos envolver e aprender uns com os outros, confrontarmo-nos quando necessário, e crescermos juntos em Seu amor.


Nenhum comentário: