domingo, 8 de outubro de 2017

Macarronada com amigos

Oi, tudo bem?

Muito feliz por ser casada, fico mais feliz ainda por não ter hora para voltar para casa. E, com isso, a gente deveria aproveitar mais para sair com os amigos e curtir a vida, mas ultimamente temos ficado em casa curtindo nosso PSN (pizza-sofá-netflix) com nossa filhota de quatro patas.

Mas, de vez em quando....

Os amigos mais chegados estão em outro ritmo. Um está com filho pequeno e o outro casal está juntando dinheiro para a segunda fase da reforma da casa. Por isso, as saídas são escassas e bem econômicas. No último final de semana, resolvemos fazer macarronada em casa e sessão pipoca (sem pipoca, com sorvete).

Fomos inaugurar a sala do casal que está com a casa em reforma. A macarronada, de molho rosê com calabresa e milho, foi acompanhada de suco de uva integral que estava na  promoção do mercado. A sobremesa foi sorvete de chocolate e o filme da noite foi O Círculo.

O filme, produzido por Tom Hanks e baseado no livro do mesmo nome, aborda um cenário futurístico que é quase presente, em que nos deparamos com elementos no nosso dia a dia, especialmente no que diz respeito ao mundo das redes sociais.

O filme é muito atual, colocando em discussão este universo em que empresas são objeto de idolatria. Por sinal, a Circle tem muitos elementos que lembram companhias como Apple e Facebook.

Achei o filme meio superficial ao abordar temas tão atuais e polêmicos. O perigo do avanço da tecnologia e o final da privacidade, em nome da "segurança e bem estar de todos" tem tudo para dar um desfecho pesado na história, mas por fim o desenlace é sem impacto e inespressivo. Vale a dica para refletir além da história, que fica bem no plano raso.

O programa não foi mais legal porque estava super desconfortável no sofá e o garoto estava caindo de sono, por causa da correria da semana (calor=muito trabalho). Por isso, no domingo, nós literalmente morgamos em casa e eu maratonei mais dois filmes.

Consegui achar IT - A coisa com uma qualidade legal na Internet e resolvi dar uma chance ao palhaço Pennywise que me deu tanto medo na infância (vi a versão da década de 90 sem querer porque vi o palhaço na capa do vhs e achei que era filme de criança - oi? - e acabei ganhando meu pânico por palhaços ali). Já tinha visto muitos vídeos no Youtube sobre o livro e o novo filme e devo admitir que não fiquei com tanto medo, mas fiquei bem impressionada. 

As cenas mais impactantes de It - A Coisa se intercalam entre sequências de terror intensas e alívios cômicos imediatos. Diferente da maioria dos filmes do gênero, It toma muito tempo aprofundando a relação entre os membros do Clube dos Perdedores e apresentando a vida dos principais componentes do grupo. Nisso, o longa consegue, com a ajuda do ótimo elenco, criar uma afeição do espectador com cada um deles. O filme brinca habilmente com os nervos do público: logo após uma tirada engraçada, um momento aterrorizante aparece de surpresa; no final de um episódio sangrento, um dos garotos lança uma frase cômica para desestabilizar o espectador. 

Eu sou apaixonada por histórias do Stephen King, justamente pelo terror psciológico que sempre trabalha no subjetivo e IT consegue deixar isso bem claro com as aparições da Coisa variando de acordo com os medos de cada personagem.

Depois de um filmão de terror, fui para uma coisa mais leve. Em defesa de Cristo é um filme pequeno, com pouca recepção no circuito comercial, sobre a investigação do jornalista Lee Strobel sobre a ressureição de Cristo. Após a conversão da esposa, o jornalista resolve pesquisar as evidências da ressureição de Cristo para provar que ela está errada em seguir uma religião. 

Temos, ao longo do filme, a exposição de uma série de profissionais que atestam a verdade na história de Cristo como historiadores, psicólogos.... Eu achei o filme um pouco arrastado e o debate sobre o Cristo me soou mais brando do que no filme Deus não está morto, por exemplo.  O filme subaproveita o livro original, que tem um tom bem mais investigativo e cético do que doutrinário - talvez, por isso, tem sido best seller.  Para quem é cristão, vale muito a pena. Para quem é cético, assista com boa vontade por favor.

4 comentários:

Uma Interessante Vida disse...

Boas dicas...
Esse filme com Emma Watson e Tom Hanks foi super comentado, estou com vontade de ver. Vou ver se encontro no netflix hoje.

Nana disse...

Uma Interessante Vida: acho que não tem no netflix mas é fácil achar pelo google para ver on line. Obrigada pela visita!

Jessica Lorena disse...

Depois que a gente cresce nossa vida se torna tão mais difícil de encontrar amigos e passar algum tempo juntos. Todo mundo que eu conheço assistiu "It" menos eu haha acho que vou procurar e ver o que eu acho

jessicalorena.com

Nana disse...

Jéssica: acho q o maior desafio da vida adulta é conseguir conciliar a agenda entre amigos kkkk