domingo, 5 de julho de 2015

Divertida mente - o que tem dentro da sua cabeça?

Oi, tudo bem?


Óbvio que como boa fã de animações que sou, eu tinha a obrigação de ir ver Divertida Mente no cinemas. Preferi deixar os amarelinhos Minions de lado e fui conferir as aventuras de Alegria, Raiva, Nojinho, Medo e TRISTEZA... a minha favorita desde já.

Steve Jobs teria orgulho da Pixar - eles conseguiram de novo. Segundo o que li, nenhum outro filme exibido no Festival de Cannes foi tão aplaudido após a sessão quanto a animação.


A história gira em torno da garota Riley e sua mente desde o nascimento até a entrada da adolescência. Conhecemos a Alegria, depois de 33 segundos conhecemos a TRISTEZA e assim os sentimentos vão sendo apresentados conforme as situações da vida da garota. Afinal, ela só tem 11 anos, o que pode dar errado?

Só que aí vem a mudança de casa, de cidade, de amigos, de escola e - pra ajudar - Alegria e TRISTEZA se metem em uma encrenca que vão parar fora da sala de controle da mente da garota. E assim começa a aventura.


Tive que copiar parte da crítica do Adorocinema que foi a melhor pra mim a respeito do filme:



"Na verdade, há muito de psicologia em Divertida Mente. Vários são os conceitos adaptados nesta grande alegoria emocional, como o porquê de se esquecer fatos antigos de sua vida, o que define sua personalidade, questões do inconsciente, a formação dos sonhos (em uma hilária associação!) e até mesmo depressão. Sim, depressão! Por mais que o mal do século jamais seja citado nominalmente no longa-metragem, ele é claramente apresentado e explicado, dentro do contexto do filme. Mais ainda: Divertida Mente evita a vilanização da tristeza e oferece uma mensagem bastante importante sobre como lidar com ela em seu cotidiano, ao invés de afugentá-la a qualquer custo – o que, se for analisar mais à fundo, ainda por cima é uma crítica indireta à indústria de antidepressivos e remédios do tipo, que tentam retrair as emoções para que a vida seja mais “controlável”. Chorar, como o filme tão bem demonstra, às vezes é necessário – e Divertida Mente traz momentos em que realmente te leva às lágrimas."

Eu tenho que admitir que me apaixonei pela TRISTEZA desde o começo do filme. Primeiro porque me achei parecida com ela mesmo: de óculos, baixinha, de blusinha com gola rulê.


O filme é extremamente inteligente e cheio de sacadas que são hilárias para crianças mas soam de forma brilhante para adultos. A beleza estética do filme também é incrível e os diálogos são memoráveis:

"...Alegria, você vai se perder..."
"Pense positivo"
"Tudo bem. Positivamente, penso que vai se perder".


Segundo vi em outra resenha, um dos criadores do filme escreveu a história vendo sua filha entrar na adolescência: ela sempre foi uma criança feliz e, de repente, entrou na pré-adolescência e começou a ficar pelos cantos, amuada. Ele se perguntava: 'o que aconteceu com a minha garota?'.

É muito bom ver que ficar triste é válido e muitas vezes essa sensação acaba trazendo coisas boas em seguida - tem que ver o filme para entender. O processo de tristeza, de desabafo é importante porque temos que  passar um pouco por aquilo para ajudar no processo de crescimento e em nosso equilíbrio.


Os outros sentimentos também são muito bem desenvolvidos e é interessante ver que cada cabeça tem um chefe: a da garotinha é a Alegria; da mãe é a Tristeza, do pai é a Raiva - isso já dá para ver no trailer, não é spoiler.

Super-mega-plus recomendo o filme!!!São tantos detalhes e tantas sacadas de gênio que tem que ver para entender. Não perca tempo e corra para o cinema!!!

14 comentários:

Soraya Abuchaim disse...

Oiiii
Eu quero muito ver esse filme, e sua crítica entusiasmada me animou ainda mais.
Ouvi falar muito bem dele, principalmente do quanto é inteligente.
Beijos

Meu Meio Devaneio

IIHAT disse...

Assisti DivertidaMente e me apaixonei também, o filme é lindo (tanto a mensagem quanto visualmente). =)

Bruna disse...

Oii
Não curto muito animações mas confesso que achei super legal essa história! adorei :)
Beijoo

primaveraagridoce.blogspot.com

Anônimo disse...

É bem dificil uma animação me chamar a atenção! Mas muita gente tem comentado desse filme e certeza que irei matar a minha vontade :P

namesmafrequencia.com.br

rbucione disse...

Oi!!

Estou com muita vontade de ver esse filme!! além de adorar animações, achei a história muito legal só de ver o trailer!

Bjos

http://thatsthewayilikeit.blogspot.com.br/

Cadinho RoCo disse...

Bom demais quando a gente gosta de um filme.
Cadinho RoCo

Lis | Estilo pra Vida disse...

Ainda não assisti, mas li um artigo ótimo que corrobora sua tese na BBC! Preciso ir conferir o filme agora :)

Um beijo,

António Je. Batalha disse...

Obrigado Nana por suas palavras e também por ter saído.
António.

Lulu on the sky disse...

Uma amiga minha disse que quando viu esse filme lembrou de mim vendo a tristeza justamente porque uso golas rolês como ela.
Big Beijos
Lulu on the Sky

Juju disse...

Ahhh que lindeza, eu sou apaixonada por animação, estou louca para assistir essa, Viva o Stevinho, por tudo que ele fez pelo nosso mundo. Pixar, ipod, ipad, iphone...

Adoro filmes que fazem pensar e que tem diálogos inteligentes.. Aì preciso assistir esse logo!

Bjinhos
JuJu
www.asbesteirasquemecontam.com.br

Flavia disse...

estou doida pra ver esse desenho, ja me falaram tao bem dele!!!!!
bjs
Flavia
www.secret4beauty.blogspot.com
www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
loja virtual: www.adote.iluria.com

Wendy Bernardes disse...

Preciso assistir esse filme, belo post ♥

http://dreamwendy.blogspot.com.br/2015/07/look-e-ilustracao.html

Wendy Bernardes disse...

Já comentei aqui e estarei comentando novamente desculpe. Indiquei você em uma Tag muito bacana ,se puder dar um olhadinha agradeço. Abraços

http://dreamwendy.blogspot.com.br/2015/07/tag-5-musicas-aleatorias.html

Mila disse...

Estou louca para ver mas to sem tempo, assim que puder assisto!!!
Ah, te marquei numa tag!
Bjs

http://achadosdamila.blogspot.com.br/2015/08/tag-viciadas-em-musica.html