quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Thanksgiving today


Oi, tudo bem?

Hoje é dia de celebrar: hoje é dia de Ações de Graças!


Dia de Ação de Graças, em inglês “Thanksgiving Day”, abre a temporada dos feriados do final do ano e é celebrado nos Estados Unidos toda 4ª quinta-feira de novembro, e no Canadá, toda 2ª segunda-feira do mês de outubro. No Brasil, nem é considerado feriado e apenas algumas denominações evangélicas tradicionais celebram o dia, como o caso da Igreja Presbiteriana.

Essa data expressa a gratidão por todas as coisas boas que aconteceram ao longo do ano. Originalmente, a data decorria após a época das colheitas, justamente para agradecer a fartura da produção agrícola. Por isso, as famílias se reúnem em comemoração manifestando carinho e agradecimento. Ao lado do Natal e do Réveillon, o Dia de ação de Graças é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e do Canadá.

A tradição nos Estados Unidos e no Canadá é agradecer pelos bons momentos, reunir a família em um jantar onde é servido abóboras, tortas de maçãs e de nozes, cookies, batatas-doces, purê de batatas, molho de cranberry e peru.

A comemoração vem do século XVI, em Plymouth Colony, Massachusetts, região chamada de Nova Inglaterra, os habitantes da vila realizaram uma festa para comemorar a colheita dos alimentos daquele ano, devido ao inverno rigoroso que estava ocorrendo.

Em 1863, o Dia de Ação de Graças foi eleito dia festivo pelo presidente dos EUA, Abraham Lincoln, entretanto, somente a partir de 1941 passou a ser feriado nacional. Já no Canadá (celebrado pela primeira vez em 1879), a data atual foi definida no ano de 1957.

O Dia de Ação de Graças demanda grande movimentação de turistas, sendo um dos dias do ano com maior tráfego aéreo nos Estados Unidos.

A Sexta-Feira Negra (“Black Friday” em inglês) é um evento que ocorre após o Dia de Ação de Graças. Nesse dia, a maior parte das lojas oferecem grandes descontos e muitas pessoas aproveitam para fazer as compras dos presentes de Natal.

Vamos aproveitar o dia de hoje, mesmo que não seja feriado, para refletir sobre tantos e tantos e tantos motivos que temos pra agradecer hoje. Pelo menos, por um dia no ano, vamos falar com Deus só pra agradecer e sem pedir nada. Ok?

Nenhum comentário: